00:00 / 04:28

Sampa.DOC 21

A Mostra SAMPA.DOC 21 em sua primeira edição buscava discutir as possíveis formas de falar sobre São Paulo e os modos de se fazer documentário hoje. A proposta do Instituto Via Cultural, instituição organizadora da mostra,  aceitava a inscrição de documentários curta-metragem sobre a cidade de São Paulo, com duração de até 5 minutos e realizados a partir de março de 2020. Os filmes precisavam ter sido realizados na cidade de São Paulo e os proponentes poderiam ser tanto da cidade de São Paulo, quanto da Grande São Paulo.

baseflyerdocjurados2.jpg

A curadoria selecionaria, dentre todos os filmes enviados, 21 documentários para comporem a mostra. Dentre os selecionados 5 foram premiados, pelas categorias: Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora.
O júri foi composto por: Helena Ignez, Tata Amaral, Letícia Bina, Valter Rege, Ewerton Belico, Renato Candido e Renato Ciasca.

A inscrição dos curtas foi de 22 de março até 20 de junho (através de formulário), a exibição nessa época estava prevista para o fim de Julho com a Spcineplay sendo nossa plataforma de exibição.

Empresas apoiadoras nos ajudaram a montar uma premiação incrível. Primeiramente com o apoio das plataformas de streaming Todesplay e Mubi, e depois com a plataforma de cursos a distancia Bora Saber.

sampa21Face.jpg
con21D.jpg

A sessão de estreia da mostra ficou definida para dia 08 de Agosto, sendo transmitida pelo canal do CCSP (Centro Cultural São Paulo), atraves do link:

https://vimeo.com/centroculturalsaopaulo

Dentre os curtas selecionados para a mostra, foram organizadas 4 sessões de filmes, sendo que a sessão 1 é composta dos cinco curtas premiados pelo nosso júri.

A mostra online terá duração de uma semana. Está sendo discutida a possibilidade de uma mostra presencial futuramente.